quinta-feira, 4 de abril de 2013

Acessibilidade em casa

Uma casa segura e prática não é exigência só de quem tem algum tipo de deficiência, mas também de idosos e pessoas com necessidades especiais. E o conceito de casa acessível vem ganhando cada vez mais corpo, especialmente dentro de um contexto de cidades ideais, onde todos tenham acesso a tudo e possam ir e vir sem depender de ninguém.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deve chegar a 64 milhões, então mais do que nunca, esse é o momento de pensar no assunto e preparar nossas casas. Existe uma série de regras de acessibilidade, o NBR 9050, criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que você pode conhecer acessando aqui.

Agora vamos compartilhar algumas soluções para ter um lar adapatado, contando que em geral, numa obra, para fazer as adpatações necessárias, os custos não impactam nem 1% na despesa final.

PASSAGEM
Abrir espaço para ir e vir. Deixe a entrda livre, sem desnível e com o vão de porta de no mínimo 80 cm. O cadeirante deve poder fazer uma rotação de 90º, o que equivale ao diâmetro de 1,20m. Na sala, considere a circulação mínima de 80 cm entre os móveis.



PISO SEGURO
Opte por pisos antiderrapantes, sem degraus e com rampas de inclinação de até 10%. Se houver varanda, nivele o piso, o mesmo vale para a separação da sala e cozinha.



ESQUEÇA O TAPETE
Evite ou use os mais baixos e com base antiderrapante.

ALTURA DO ASSENTO
A altura dos estofados deve seguir a da cadeira de rodas, que é de 95 cm para adultos. Já para os idosos, é melhor que a altura dos assentos fique em torno de 50 cm. Espumas mais rígidas facilitam na hora de levantar.


ELEVADORES E ESCADA
Você nao precisa ficar preso a uma casa térrea, existem vários equipamentos para a locomoção vertical, como elevadores, plataformas hidráulicas, cadeiras elevatórias e rampas. Para os mais velhos, o ideal é que as escadas tenham a pisada entre 28 e 30 cm para abrigar o pé inteiro, além de iluminação.



BANHEIRO
A pia deve ter altura inferior a 80 cm e estar livre para a aproximação da cadeira de rodas (atente à localização do sifão). Registros e porta shampoos devem ser instalados de 80 a 120 cm do solo e as lixeiras pedem sensor. Para os idosos é importante instalar uma barra de apoio na laterais da pia, na bacia e nas paredes de dentro do boxe.



COZINHA
As mesas corretas para os cadeirantes tem altura mínima de 76 cm e máxima de 80. Mantenha as áreas sob a bancada para a aproximação da cadeira de rodas. Os eletrodomésticos e armários não devem ser instalados muito altos. Torneiras monocomando ou de alavanca facilitam bastante, assim como carrinhos com rodízio.

QUARTO
Colchões articuláveis com controle remoto são muito bem vindos, assim como persianas automatizadas. Os armários devem guardar as roupas na altura máxima de 1,35 m do piso, com gavetas equipadas com visor. Para o idoso, a altura da cama deve permitir que os pés toquem o chão se estiverem sentados.


Tudo é uma questão de planejamento para todos viverem melhor, você não acha?