quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Arquitetura insólita

Projecto, organização e design fazem parte das competências da arquitectura, essa arte (e técnica) de projectar e planear edificios pela mão do Homem.
A criatividade também é mais uma dessas competências. O talento para visualizar futuras criações e transpô-las para a realidade distingue e diferencia um arquitecto dos demais colegas de profissão. São sobretudo essas criações, as mais ousadas, que o público mais gosta. E bons exemplos são coisa que não falta:
- See more at: http://obviousmag.org/archives/2010/12/alguns_dos_edificios_mais_estranhos_do_mundo.html#sthash.tr7J8tm4.dpuf
Pode até ser estranho, mas é impossível negar que a originalidade berra nesses edifícios que jamais passariam despercebidos.
As barreiras arquitetônicas são rompidas, os limites utrapassados e parece até que adentarmos um sonho, mas a realidade é feita de cimento e tijolo e as competências da arte-arquitetura, embora sejam muitas, são resumidas num ponto principal: criatividade.
O talento para transportar projetos insólitos para o mundo real é o que revela um cara realmente diferenciado. E posso garantir que há muitos deles por aí, ousando e construindo bons exemplos de loucura em doses exageradas.
CUBIC HOUSE- Roterdã, Holanda
A ideia original vem lá dos anos 70, quando Piet Blom já havia desenvolvido algo semelhante em Helmond, mas em Roterdã a megalomania falou alto e o cara quis criar uma floresta onde cada cubo representa um árvore abstrata no topo da Ponte Pedonal.
edificios bizarros




THE CROOKED HOUSE- Sopot, Polônia
A casa torta foi construída em 2003, inspirada nas pinturas de Jan Marcin Szancer (ilustrador de livros infantis) e Per Dahlberg (pintor sueco que vive em Sopot).

edificios bizarros

FOREST SPIRAL- HUNDERTWASSER BUILDING- Darmstadt, Alemanha
Obra de Friedensreich Hundertwasser, arquiteto e pintor austríaco conhecido pelo seu design revolucionário, colorido, irregular e cheio de formas orgânicas, o edifício é composto por 105 apartamentos, bar e restaurante.
edificios bizarros

THE BASKET BUILDING- Ohio, EUA
É a sede da empresa Longaberger Basket. Custou 30 milhões de dólares e tem 180 mil metros quadrados de pura bizarrice, já que o proprietário, Dave Longaberger queria uma réplica fiel da cesta original.
edificios bizarros

EDIFICIO MIRADOR- Madrid, Espanha
O edifício de 63,4 metros de altura e 21 pisos tem uma enorme abertura central a mais de 36 metros do chão. Essa área é um espaço desfrutado por moradores, que apreciam a bela paisagem com direito até a um jardim.

edificios bizarros

ERWIN WURM: HOUSE ATTACK- Viena, Áustria
Erwin Wurm é o autor dessa arte. Ele é mundialmente conhecido pelas suas "One minute Sculptures" e nesse caso, a obra foi por ocasião de uma exposição no museu Moderner Kunst.
edificios bizarros

REVERSIBLE DESTINY LOFTS- Mitaka, Japão
Por trás dessa arquitetura inusitada está uma filosofia: as pessoas não devem estar relaxadas em casa, mas sim envoltas em um ambiente que esteja constantemente estimulando seus sentidos e revigorando suas vidas. O projeto é de Shusaku Arakawa e Madeline Gins.

edificios bizarros

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Couro? De que tipo?

Todo mundo sabe que usar couro natural é super out (e nada sustentável), por isso, hoje vamos tirar suas dúvidas sobre a diferença do couro ecológico e do couríssimo.

Os dois materiais possuem base em tecido 100% algodão e tem basicamente a mesma composição:

70% de policloreto vinílico (PVC);
25% de poliéster;
5% de poliuretano 

Mas... a grande diferença está na textura. O couro ecológico é mais maleável, mais macio e tem um caimento quase sempre impecável, dependendo do modelo do estofado. Já o couríssimo se assemelha mais ao couro natural e tem uma gama variada de texturas.

O poliuretano é o responsável por conseguir a textura semelhante ao couro natural, com melhor aparência e naturalidade, e é exatamente esse poliuretano que falta aos sintéticos corvim e corino, que são compostos 100% de PVC. 

Couros, de todos os tipos, são largamente utilizados na decoração, especialmente em sofás, almofadas, poltronas, cadeiras, tapetes... saiba exatamente o que está comprando antes de levar pra casa, pois os materiais do tipo sintético (corinos e corvins) ressecam e trincam com o passar do tempo. Já os couros ecológico e couríssimo se mantém bonitos e macios por mais tempo, já que são mais resistentes ao ressecamento.





E atenção, para manter o couro saudável, faça limpezas regulares com pano de algodão até retirar todo o pó. Se necessário, use um pano ligeiramente úmido seguido de um pano seco. O couro deve ser protegido da luz solar e do calor e nunca deve ser molhado ou ser submetido a produtos químicos.


Você também pode usar sabão de côco ou sabão neutro se o estofado estiver muito sujo, mas o pano úmido e o seco logo em seguida são obrigatórios.

E lembre-se: para evitar o ressecamento, a cada 3 meses passe um pano umedecido com vaselina líquida sobre o revestimento (só para couros naturais).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Paralela Móvel

De hoje a 21 de fevereiro, no pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, acontece a Paralela Móvel, uma feira que traz muitas inovações e novidades em design de mobiliário. A Paralela é uma vitrine para novos e antigos designers, criadores e amantes da decoração se esbaldarem, pois é lá que se fala muito sobre novos materiais e produção sustentável.

A Paralela Móvel é a prima mais nova da Paralela Gift, feira que tem sido referência há muitos anos quando o assunto é design autoral, alta decoração e artesanato, mas nem por isso é menor; com crescimento de 400% a Paralela Móvel deve receber mais de 4 mil compradores qualificados. E diferentemente da Paralela Gift, é um evento direcionado para negócios, totalmente B2B, e lá, lojistas, produtores, fornecedores e especificadores vão poder encontrar expositores como:
Girona Design

 
Ithem


Leonardo Bueno Design


MAC Móveis


Milar Sofás


NDT Brazil- Arquitetura e Design


Ota Design


Paola Abiko


Pedro Petry


Vale a visita.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Os mais legais do mundo

É bem complicado generalizar, independente do assunto, mas quando estamos no topo da lista dos mais legais, aí sim, pode generalizar à vontade.

A CNN fez uma pesquisa com quase 250 povos para saber quais eram os mais legais de todo o planeta (claro que na visão dos americanos), e agora você já sabe qual o resultado, mas a lista é bem divertida. Confereaê.

14- Turcos
Os turcos tem, em geral, uma visão bastante fria sobre a vida e sobre si mesmos, até porque sua pátria atravessa dois continentes com uma gama enorme de diferentes culturas, com diferentes padrões.



Ícone legalzão: Mahir Cagri, uma das primeiras celebridades da internet que dizem ter inspirado Borat.

Nem tão legal assim: A paixão pelos bigodes (que frequentemente se unem aos pelos do nariz)

13- Belgas
O país dos melhores chocolates e das melhores cervejas... também dos escândalos de abusos sexuais e refúgio dos burocratas europeus, e de gente indiferente a isso tudo.




Ícone legalzão: Herman Van Rompuy, o "Haiku Herman", ex-primeiro-ministro que virou presidente tem uma queda grande pela poesia.

Nem tão legal assim: É a Bélgica, um país assim... assim... assim...sei lá.


12- Nepaleses
Um nepalês nunca tem pressa para chegar a lugar nenhum, mas os Gurkhas (bravos soldados do Nepal) são detentores de uma técnica milenar de artes marciais, muito conhecida pela habilidade mortífera do kukri, um punhal feroz. 




Ícone legalzão: Tenzing Norgay, companheiro de Sir Edmund Hillary na conquista do topo doo Everest que deixou que o amigo recebesse todas as glórias.

Nem tão legal assim: O governo do país recusa a entrada de muitos viajantes.


11- Australianos
Todo mundo tem apelido curtinho e o povo gosta, assumidamente, de água fresca, pausas para respirar e uma boa soneca, afinal, a Austrália é muito quente. Um país que tem fauna e flora exclusivos e uma boa leva de esportistas promissores, mais praias lindas, churrascos e biquínis por todos os lados não pode ser chato de jeito nenhum.


Ícone legalzão: The Frosted, uma cerveja feita para beber trincando de gelada.

Nem tão legal assim: A cerveja tomada quente. E o sotaque também, especialmente para os americanos.


10- Chineses
Com mais de um bilhão de pessoas, proprocionalmente, a China deve ter seu milhão de pessoas super legais. Se não tiver, pelo menos a moeda mais forte do mundo eles tem, ah, isso tem. 




Ícone legalzão: Brother Sharp, aquele sem -teto que bombou na internet por ser ícone da moda.
 
Nem tão legal assim: Conceito de privacidade pessoal. Não é levado a sério nem na China.


9- Botsuanos ou botsuaneses
Depois de cair no gosto de Angelina Jolie e Wesley Snipes, a Botsuana é super in. As feras da selva, elefantes e leões, andam soltos e o povo é muito tranquilo.
Ícone legalzão: Kwelagobe Mpule, Miss Universo de 1999, que fez muitas campanhas contra a Aids para fazer do mundo um lugar melhor.

Nem tão legal assim: É o país com uma das piores taxas de infecção pelo HIV.


8- Japoneses
Onde modernidade e tradição se chocam diariamente, onde pessoas trabalham como máquinas e o consumo de moda e tecnologia é profundamente valorizado.


Ícone legalzão: O ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi pode ter sido o líder mundial mais legal, mas Yukio Hatoyama, também ex-primeiro-ministro é o cara do estilo, sabe tudo de camisas.

Nem tão legal assim: A maior parte da população é de idosos e existe uma forte tendência a pensar junto com a massa em vez de constestar.


7- Espanhóis
Um país tropical na Europa. Mais ou menos isso mesmo, com sol, areia, calor, mar e muita sangria. Os espanhóis nem começaram a festa ainda e você já está indo deitar.


Ícone legalzão: Javier Bardem, Antonio Banderas e Penelope Cruz.

Nem tão legal assim: O time espanhol de basquete que em 2008 jogou com os "olhos puxados" como um tributo à China.


6- Coreanos
Se você estiver em Seul não pode deixar de se jogar para baixo da mesa com um shot de uísque. Entre os asiáticos são os mais mais na música, na moda, no cinema. E acham demais quando aquela  única dosinha (shot) vira 10 ou 20.



Ícone legalzão: Park Chan-wook, cultuado - e doidão- diretor de filmes. 

Nem tão legal assim: Kimchi, um prato coreano com legumes e uma variedade de temperos.

5- Americanos
O planeta poluente que teve dois mandatos de George W. Bush não pode ser lá muito legal. Mas lá é o berço de muita cultura, muita moda, muitos filmes, e muito, muito mais.Decididamente um povo pioneiro.

Ícone legalzão: Johnny Depp, que deixou os EUA para morar na Europa com uma modelo francesa.

Nem tão legal assim: Ataques militares preventivos (???), invasões aleatórias, consumismo voraz.


4- Mongóis
Ar de mistério e rosto tranquilo. Essas características fazem parte de qualquer mongol. Essas almas imperturbáveis usam pele de animais em tudo, botas, casacos, chapéus... é o toque místico clássico. Além disso os caras são tão exóticos que seu animal de estimação mais comum é a águia.

Ícone legalzão: A atriz Khulan Chuluun, que interpretou a esposa Gengis Khan no filme "Mongol".
 
Nem tão legal assim: Refeições à base de carne de búfalo no café da manhã, no almoço e no jantar.


3- Jamaicanos
O mais legal da Jamaica pode até ser o reggae, mas tem muito mais pra se ver e ouvir por lá. Quando você vê um jamaicano é impossível não saber de onde ele vem, os rastas, os dreads, o sotaque inglês, tudo denuncia esse povo alegre e festivo.

Ícone legalzão: Jimmy Cliff (e Usain Bolt, gente? Cadê?)

Nem tão legal assim: Alta taxa de homicídios e homofobia generalizada.
 


2- Moradores de Singapura
Os nerds mais geeks do planeta. Essa população altamente informatizada podia ser toda de avatares modernos... e todos devem estar tuitando sobre isso nesse momento.


Ícone legalzão: Lim Ding Wen, a criança prodígio que conseguia programar um computador em 6 diferentes linguagens aos 9 anos de idade.
 
Nem tão legal assim: O governo tem de incentivar os moradores de Singapura para fazerem sexo e procriarem. A turma só quer relacionamentos virtuais.


1- Brasileiros
Preciso lembrar que essa é uma pesquisa realizada pela CNN, totalmente americanóide.
Sem brasileiros não haveria o samba. Não existiria o futebol arte, não haveria depilação, biquinis minúsculos e feijoada.



Ícone legalzão: Seu Jorge, que tem raízes na favela e conquistou o mundo com seu soulful brasileiro. (pelo menos não elegeram o Lula, né?)

Nem tão legal assim: A destruição da Floresta Amazônica.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Esmeralda- Pantone 17-5641




Jorge Ben Jor já dizia que essa era a mais linda das nuances do mar: o verde esmeralda.


Essa é a cor oficial de 2013, determinada pela maior autoridade do mundo em cores, a Pantone. Esse verde radiante será largamente usado nas indústrias de design, voltado para a casa e para a moda.






 
O verde esmeralda é frequentemente associado às pedras preciosas, que remetem sofisticação e luxo e, desde os tempos remotos, esse verde luminoso é a cor da beleza e da vida nova (renascimento) em várias culturas e religiões. O verde é a cor definitiva da regeneração, e nenhuma outra transmite essa sensação tão fortemente quanto o tom esmeralda. É também conhecida como a cor do crescimento e da prosperidade, por isso, durante muito anos, vários povos associaram o verde à cura e à unidade.

Ou seja... 2013 tem tudo pra ser maravilhoso. Veja aqui algumas referências do Pantone mais amado do ano, o 17-5641.












 
















Use muito verde esmeralda em 2013. Sem moderação.

 

 





quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mapa da Folia no Rio de Janeiro

Para o pessoal que quer aproveitar o feriadão pra pular muito nos blocos de rua, o destino recomendado não poderia ser outro: vá para a Cidade Maravilhosa.

Hoje vamos falar sobre o mapa da folia do Rio de Janeiro, trazendo os blocos por dia.

Sexta, dia 8

15 horas- Carmelitas
A lenda diz que uma freira pulou o muro do convento pra brincar o carnaval. Surgiu aí o nome do bloco que há 23 anos agita Santa Teresa com muito macho vestido de irmã.
Concentração: Esquina da Rua Dias de Barros com a Ladeira de Santa Teresa.  


Sábado, dia 9


9 horas-Cordão da Bola Preta

Um dos blocos mais antigos da cidade traz Maria Rita e Leandra Leal como madrinhas. O uniforme é roupa branca com bolinhas pretas e o refrão "quem não chora não mama/ segura meu bem, a chupeta/ lugar quente é na cama/ ou então no Bola Preta".
Concentração: Candelária, centro.
  10 horas-Favorita com Carrossel de emoções
A novidade do carnaval funde o baile funk da Favorita com o bloco Carrossel de emoções, também de funk.
Concentração: Av. Prefeiro Mendes de Morais, 808, São Conrado. 


17 horas- Banda de Ipanema
Jaguar e Albino Pinheiro são 2 dos fundadores desse irreverente bloco que tem os foliões mais animados da cidade. A homenagem deste ano vai para muitos centenários, entre eles Jamelão e Vinícius de Moraes.
Concentração: Rua Gomes Carneiro, Ipanema. 



Domingo, dia 17

10 horas- Bangalafumenga
São 15 anos de Banga comemorados em grande estilo pelo Aterro do Flamengo, Jardim Botânico, Leblon e Centro com som de muita qualidade (tanta que já fez até shows fora do Brasil).
Concentração: Av. Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo), entre a Marina da Glória e o Monumento aos Mortos da 2ª GM. 



16 horas- Simpatia é quase amor
O bloco que existe desde 1985 e é um dos principais responsáveis pela explosão do carnaval de rua do Rio vai desfilar um enorme barco lilás e amarelo, inspirado em um famoso remédio pra ressaca.
Concentração: Praça General Osório, Ipanema. 


16 horas- Toca Rauuul
Uma viagem musical homenageia Raul Seixas de cabo a rabo, misturando rock com ciranda, surf music e dub.
Concentraçaõ: Praça Tiradentes- Centro 

 
 
Segunda-feira, dia 11

10 horas- AfroReggae
O bloco que nasceu do grupo musical reúne ritmistas com instrumentos inusitados, como latas e galões.
Concentração: Rua Alice, esquina com Rua das Laranjeiras. 


16 horas- Sargento Pimenta
Depois de uma temporada em Londres o brasileiríssimo bloco volta às ruas do Rio com novas pegadas para os clássicos dos Beatles.
Concentração: Av Infante Dom Henrique, entre a Marina da Glória e o Monumento aos Pracinhas. 



16 horas- IsBarra que eu gosto
São só 4 anos de vida e o IsBarra já é maior bloco da Barra, até porque já teve jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Léo Moura desfilando em suas cordas.
Concentração: Av. do Pepê, 1430- Barra da Tijuca.



17 horas- Bloco de Segunda
Comemorando 25 carnavais, o bloco foi fundado por militares fãs da disciplina... e da folia.
Concentração: Cobal do Humaitá (Rua Marques)- Botafogo   


18 horas- Cru
Os 5 anos de folia são comemorados lançando um cd digital com os clássicos do Rolling Stones arranjados para tamborim, repique e cuíca.
Concentração: Praça XV- Centro.



Terça-feira, dia 12

9 horas- A Rocha
O boco, formado em sua maioria por alunos e ex-alunos da PUC traz como tema para o carnaval 2013 os carros de venda de pamonha e como eles acordam a vizinhança com seus alto falantes.
Concentração: Praça Santos Dumont- Gávea 


14 horas- Orquestra Voadora       
O diferencial dessa agremiação é o mix do repertório, que toca de Tim Maia a Stevie Wonder.
Concentração: Av. Infante Dom Henrique, na altura do Hotel Glória.  



19 horas- Bafo da onça
A bateria do Bafo é quase toda feminina, mas como uma escola de samba, o bloco também tem dezenas de alas.
Concentração: Candelária- Centro.  



Quarta-feira de cinzas, dia 13

10 horas- Me beija que sou cineasta
Olha a organização: este ano serão distribuídas pulseirinhas azuis para quem quer beijar só meninos, vermelhas para quem quer beijar só meninas e verdes para quem beija todo mundo. São esperados artistas como Lázaro Ramos, Otto e Mariana Ximenes.
Concentração: Pça. Santos Dumont- Gávea. 



Sábado, dia 16

17 horas- Mulheres de Chico
Neste ano homenagens especiais à Clara Nunes e Vinícius de Moraes, mas o grande astro é e sempre será Chico Buarque, que tem sua obra revisistada com arranjos de ijexá, jongo, maculelê e funk.
Concentração: Av. Atlântica, Pedra do Leme- Leme. 


Domingo, dia 17

10 horas- Monobloco 
A multidão liderada por Pedro Luís (de A Parede) vai cantar muito Paulinho da Viola e sambas enredo. É o encerramento extra oficial do carnaval carioca, mas como todos sabem, o Monobloco continua folião o ano todo.
Concentração: Candelária- Centro.