Projecto,
organização e design fazem parte das competências da arquitectura, essa
arte (e técnica) de projectar e planear edificios pela mão do Homem.
A criatividade também é mais uma dessas competências.
O talento para visualizar futuras criações e transpô-las para a
realidade distingue e diferencia um arquitecto dos demais colegas de
profissão. São sobretudo essas criações, as mais ousadas, que o público
mais gosta. E bons exemplos são coisa que não falta:
- See more at: http://obviousmag.org/archives/2010/12/alguns_dos_edificios_mais_estranhos_do_mundo.html#sthash.tr7J8tm4.dpuf
Pode até ser estranho, mas é impossível negar que a originalidade berra nesses edifícios que jamais passariam despercebidos.
As barreiras arquitetônicas são rompidas, os limites utrapassados e parece até que adentarmos um sonho, mas a realidade é feita de cimento e tijolo e as competências da arte-arquitetura, embora sejam muitas, são resumidas num ponto principal: criatividade.
O talento para transportar projetos insólitos para o mundo real é o que revela um cara realmente diferenciado. E posso garantir que há muitos deles por aí, ousando e construindo bons exemplos de loucura em doses exageradas.
CUBIC HOUSE- Roterdã, Holanda
A ideia original vem lá dos anos 70, quando Piet Blom já havia desenvolvido algo semelhante em Helmond, mas em Roterdã a megalomania falou alto e o cara quis criar uma floresta onde cada cubo representa um árvore abstrata no topo da Ponte Pedonal.
THE CROOKED HOUSE- Sopot, Polônia
A casa torta foi construída em 2003, inspirada nas pinturas de Jan Marcin Szancer (ilustrador de livros infantis) e Per Dahlberg (pintor sueco que vive em Sopot).
FOREST SPIRAL- HUNDERTWASSER BUILDING- Darmstadt, Alemanha
Obra de Friedensreich Hundertwasser, arquiteto e pintor austríaco conhecido pelo seu design revolucionário, colorido, irregular e cheio de formas orgânicas, o edifício é composto por 105 apartamentos, bar e restaurante.
THE BASKET BUILDING- Ohio, EUA
É a sede da empresa Longaberger Basket. Custou 30 milhões de dólares e tem 180 mil metros quadrados de pura bizarrice, já que o proprietário, Dave Longaberger queria uma réplica fiel da cesta original.
EDIFICIO MIRADOR- Madrid, Espanha
O edifício de 63,4 metros de altura e 21 pisos tem uma enorme abertura central a mais de 36 metros do chão. Essa área é um espaço desfrutado por moradores, que apreciam a bela paisagem com direito até a um jardim.
ERWIN WURM: HOUSE ATTACK- Viena, Áustria
Erwin Wurm é o autor dessa arte. Ele é mundialmente conhecido pelas suas "One minute Sculptures" e nesse caso, a obra foi por ocasião de uma exposição no museu Moderner Kunst.
REVERSIBLE DESTINY LOFTS- Mitaka, Japão
Por trás dessa arquitetura inusitada está uma filosofia: as pessoas não devem estar relaxadas em casa, mas sim envoltas em um ambiente que esteja constantemente estimulando seus sentidos e revigorando suas vidas. O projeto é de Shusaku Arakawa e Madeline Gins.