quinta-feira, 14 de março de 2013

Cozinha prática

Com um bom planejamento sua cozinha pode ser a mais prática do mundo. Mas planejamento implica em dor de cabeça? Não senhor, ledo engano. Aqui você vai saber como incrementar sua cozinha ou seu espaço gourmet  com cooktop e coifa para deixar seus momentos no ambiente mais gostoso da casa ainda mais prazerosos.

Alguns cuidados são essenciais para garantir o bom funcionamento desses itens, e o primeiro deles é ler o manual do fabricante com muita atenção, pois cada máquina tem suas peculiaridades e modernidades tecnológicas que podem ficar sem uso se você não souber aplicá-las, além de outra condição importantíssima, que são as dimensões dos equipamentos.

Se os equipamentos estiverem localizados junto à parede, os acessos a pontos de energia e gás  são facilitados, mas se eles estiverem em ilhas, os pontos devem ser direcionados para o piso e o teto. 


O COOKTOP 

Cooktops 90 cm
Cooktop coleção Gourmet 90 cm- Falmec


O próximo ponto de atenção é a escolha da superfície que servirá de apoio para o cooktop (aquele fogão sem forno que é embutido diretamente na bancada). O granito é o material que melhor resiste ao calor, mas se você quiser optar por compostos ou pedras industrializadas, como o Corian ou Silestone, é recomendada a aplicação de apoios metálicos na bancada para apoiar as panelas quentes.

Ainda falando de cooktops, os à gás são infinitamente mais práticos, pois qualquer cozinha está apta a recebê-los. Se você quiser um modelo elétrico, é recomendado reforçar a rede de energia com um disjuntor de 20 amperes, dica válida também para os modelos por indução, que são ainda mais eficientes, pois não perdem calor para o ambiente (só que pedem panelas especiais).

A COIFA

Modelo butterfly
Coifa modelo Butterfly / Linha Da Vinci- Falmec


O desafio encontrado na instalação das coifas é esconder a tubulação que direciona o ar para fora do imóvel, então, se ter uma coifa na cozinha está nos seus planos, avise o arquiteto com antecedência. Se a casa já está pronta, o trabalho do cara vai ser maior, especialmente se não houver um espaço previsto para o duto no rebaixo do teto. Aí a opção vai ser apelar para a marcenaria para a camuflagem, o que também pode ser uma ótima solução decorativa.

Modelo Nuvola
Coifa modelo Nuvola / Linha Da Vinci - Falmec



É importante informar que em cozinhas muito exigidas, a coifa deve ter exaustão a partir de 900m³/h e sua entrada de ar deve ter área igual ou maior que a do cooktop (ou o fogão, se for o caso). E se a sua casa não oferecer saída para o duto encontrar o exterior a coifa vai simplesmente assumir a função de depurador, que filtra o ar e devolve-o para o ambiente. 

Modelo Vision
Coifa modelo Vision / Linha Da Vinci- Falmec