sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dúvidas de balcão- Tintas

Tem gente que super sabe o que quer, mas tem outros que chegam no balcão da loja e começam a mostrar fortes indícios de inseguranças.

Tinta fosca ou acetinada? À base de água ou solvente? 
Calma, nós explicamos.

As tintas são dividas em categorias: premium, standard e econômica, de acordo com critérios de desempenho- durabilidade, lavabilidade e poder de cobertura. Claro que as econômicas perdem feio, pois elas trabalham sua fórmula e matéria-prima com a qualidade mínima aceitável. No quesito cobertura, por exemplo, as econômicas garantem no mínimo 55%, as standart, as premium, 90%.  As tintas foscas só estão disponíveis no acabamento fosco, as standarts tem acamento fosco e semibrilho e as premium, apresentam todos os tipos de acabamento, qualidade muito superior e ainda oferecem vantagens como menos odor e proteção contra fungos.




A escolha deve começar por qual tipo de superfície será pintada, e se ela é no interior ou exterior da casa. Dizem as más boas línguas que o acabamento fosco esconde imperfeições como nenhum outro devido à sua aparência uniforme em grandes áreas, mas pode acumular sujeira, manchas e ser um ótimo ninho para fungos e algas. As acetinadas com aspecto intermediário entre fosco e semibrilho são bastante resistentes e bem fáceis de limpar, mas em compensação, evidenciam os defeitos, então só use em paredes bem niveladas.

Falando da questão água x solvente: as tintas látex à base de água são um avanço da indústria, pois não tem solventes orgânicos e tem algumas vantagens ambientais. Comparando esmaltes para pintar metais e madeira, o desempenho é o mesmo, o que vai variar é o tempo de secagem, aí os esmaltes à base de água ganham disparado: 3 horas contra 12 em esmaltes à base de solvente.
Existem produtos que são melhores à base de água, outros, à base de solvente, só é importante lembrar que o solvente ainda exala mais cheiro e prejudica o meio-ambiente.