segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Whale Watching

É tempo de praticar whale watching no Brasil.

De junho a novembro, a época é perfeita para a observação de baleias  no oceano Atlântico, mais precisamente nas águas que banham os estados da Bahia e sul de Santa Catarina.

As espécies franca e jubarte vem lá da Antártica para se reproduzir nas quentes águas brasileiras e transformam o litoral em um imenso berçário de baleias bebês. Para ter uma noção da importância desse fato, a baleia franca é a 2ª mais ameaçada de extinção no planeta Terra, e a jubarte também está na lista de animais que correm risco de extinção, e aqui no Brasil, existem institutos que trabalham - e muito- para sua preservação.

As baleias francas podem atingir até 17 metros de comprimento e 60 toneladas e surgem, principalmente, em Imbituba e Garopaba, ambas em SC. Seu corpo negro é arredondado, e sua cabeça mede cerca de 1/4 do seu tamanho. Entre as características marcantes da baleia franca citamos o seu "esguicho" em V, que pode alcançar de 5 a 8 metros de altura e ser ouvido a centenas de metros de distância e as nadadeiras peitorais em formato de trapézio, mas sua principal característica é o conjunto de calosidades (verrugas) que apresentam no alto e nas laterais da cabeça.





Já as baleias jubartes preferem a Bahia, principalmente o Banco de Abrolhos, que sempre oferece águas quentes e tranquilas. Essa é a espécie que salta quase completamente para fora d'água, e é quando vemos suas longas nadadeiras corporais, que chegam a medir 1/3 do seu comprimento e nos lembram as asas de um pássaro. Uma jubarte pode pesar até 40 toneladas e medir 16 metros de comprimento, e podemos reconhecê-la facilmente pelas acrobacias ou pelo seu melancólico "cantar", que ecoa pelas águas.





De verdade, é um passeio imperdível! É muito impressionante avistar essas gigantes dos mares, especialmente quando estão acompanhadas dos seus pequeninos filhotes de 1 tonelada. É ser invadido por uma emoção sem medida.




Na Bahia, há saídas de barco de Caravelas, Praia do Forte e Itacaré, e em Santa Catarina, de Garopaba e Imbituba. O custo pode variar de R$ 90 a R$ 200, e os barcos podem oferecer alimentação a bordo (que normalmente é composta de frutas ou um peixinho feito na hora). O passeio dura, em média, de 3 a 4 horas e não é possível prever ou garantir quantas baleias serão avistadas, a única certeza é a exposição do "esguicho" e da nadadeira dorsal e sua chance de ver um animal será sempre de 50%.

Se você está a fim de encarar essa aventura, aqui vão algumas dicas importantes para você seguir, algumas antes mesmo de embarcar:

- Leve sempre um agasalho
- Tome um Dramin B6 ou similar, nunca se sabe como o mar vai estar (e como seu organismo vai reagir ao balançar sem fim)
- Evite exagerar na alimentação, tomar bebidas alcóolicas ou que contenham muita cafeína
- Use roupas leves e um traje de banho por baixo (você não vai mergulhar com os bichos nesses passeios, mas pode ser que se molhe ao embarcar/desembarcar)
- Aplique protetor solar e leve um boné