1) A rolha deve estar perfeita, molhada na ponta em que faz contato com o vinhoe sem esfarelar na ponta seca. Nunca deve haver mofo ou vazamento lateral.
2) A cor do vinho pode ajudar muito. Os brancos devem ter a coloração entre o amarelo claro e o dourado escuro, marrom, jamais. Os tintos costumam ficar entre o púrpura e o vermelho escuro, cor de tijolo nunca.
3) Os aromas devem ser sempre agradáveis e suaves. Se exalar cheiro de vinagre, use na salada, e se o cheiro for de mofo, despeje direto no ralo.
4) Se o vinho estiver em uma temperatura muito baixa, pode ser que ele não exale aroma nenhum. Nesse caso, esquente umpouco a taça com as mãos. Se a situação continuar igual, é provável que o TCA ( Tricloroanisol, substância química que é a maior responsável pelo cheiro de mofo, mais conhecido como bouchonée) já tenha cancelado os bons aromas do vinho, mas ainda não chegou a desenvolver aqueles aromas odores desagradáveis. Vai pro ralo também.
5) Se ao tomar o primeiro gole o gosto for ácido demais, despeje o conteúdo numa jarra aberta e espere cerca de meia hora, pode ser que os taninos (polifenóis da uva que dão a sensação de adstringência na boca) do vinho ainda não tenham reagido com o oxigênio, e isso provoca mesmo aquele gosto estranho. Mas... se o gosto diferente, avinagrado, sem sabor persistir, jogue fora.