quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Climbing Up

A escalada é uma técnica que trabalha o corpo do atleta como um todo, especialmente o core, os membros superiores e inferiores e as costas. O objetivo de qualquer escalada é atingir o cume de um muro, uma parede, uma rocha.

A prática da escalada exige um pouco mais que boa vontade, segurança é fundamental. E para ficar livre dos perigos que a modalidade também oferece, você vai precisar de um equipameto de segurança e de um instrutor, que conheça o terreno da escalada e possa te orientar no começo da atividade.

Para começar a adaptação ao meio, você vai utilizar 2 equipamentos de base: o sapato de escalada (pé de gato) e o carbonato de magnésio, que seca a transpiração das mãos para aumentar a aderência.
Mas isso é só o equipamento básico, uma parte dos equipamentos de segurança, que também conta com corda, arnês (cadeirinhas), mosquetões e freios (blocantes). Tudo para impedir a queda do escalador no caso de algum imprevisto.


Já os equipamentos auxiliares são mais utilizados em escaladas em montanhas, o que é para escaladores mais experientes e dedicados, que precisam buscar vias de escalada: capacete, piolet, crampons, mosquetões, mochila, costura de escalada, gri-gri, camalot, fitas, friends, nuts...

Nuts

Friends


Camalot


Gri-gri


Costura de escalada

Crampons


Piolet

Certamente, conforme for avançando na modalidade vai conhecer cada um desses nomezinhos estranhos como a palma da sua mão.

Conheça os tipos mais comuns de escalada e escolha por onde começar:
 
Escalada Livre 
A corda e outros equipamentos só servem para se assegurar a segurança do escalador, que usa seus próprios meios (mãos e pés) para alcançar as saliências do terreno. 
 
Escalada Artificial
Além da segurança, o material também serve para ajudar na sua escalada, utilizando os pontos de segurança previamente existentes para se içar.

Muros de Escalada
Também conhecido como muro de treino, é aquela estrutura artificial de escalada construída com madeira ou betão, normalmente indoor.

Boulder
O lance aqui é subir uma rocha ou muro de treino de no máximo 6 metros usando mais a força física de explosão e menos a resistência física. Como o escalador não usa equipamentos de segurança, é necessário um segurança de corpo, que é o cara reponsável por fazer com que o atleta caia em cima do crash pad (um tipo de colchãozinho), as sapatilhas e o magnésio. E muita habilidade. Sorte também.

Escalada de Falésia
Aqui privilegia-se a resistência física para subir altos muros com todo o equipo de segurança necessário.

Escalada Móvel
Esse tipo de escalada é caracterizado pela ausência de pontos fixos de segurança na parede (grampos), o que faz com que o escalador crie seus próprios pontos com recursos do seu equipamento (camalot, nuts...)

Solo Em qualquer uma das escaladas citadas o escalador é obrigado a usar uma corda dinâmica, que o mantém preso, mas para os super malucos aventureiros, a escalada solo é a que faz a cabeça, sem nenhum tipo de segurança.



Atenção: Para praticar escalada você precisa ter conhecimento das técnicas que irão auxiliar na prática. Antes de se arriscar por aí faça um curso em alguma associação ou federação homologada, como a FEMERJ e a FEMESP.

Ah, e não se esqueça que um grande tesão de praticar escalada é planejar suas próximas viagens. Tem cidades que oferecem muita atividade no segmento, como a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.

Playlist para enfrentar uma escalada

1- Ticon / Loop of Infinity



2- Bad Religion / Sorrow



3- Velvet Underground / Heroin

 

4- Wrecked Machines / Enjoy the Silence



5- Ozzy Osbourne / Mr. Crawley



6- Gavin Rossdale / Adrenaline



7- Red Hot Chilli Peppers / Road Tripping



8- Girls Aloud / Love Machine



9- Rancid / Radio



10- Ben Harper / Fly One Time