Confie no seu taco: aprenda agora as armadilhas da elétrica e da hidráulica.
Um interruptor paralelo é aquele usado para acender uma lâmpada num lugar e desligá-la em outro. Nesse caso, 2 interruptores instalados em pontos diferentes comandam a mesma lâmpada.
Nem sempre um fio grosso é sinal de segurança. Cada instalação pede um fio proporcional à carga necessária. O Instituto Brasileiro de Cobre (Procobre) elaborou um guia da Norma Brasileira de Instalações Elétricas, a NBR-5410, norma técnica existente há 60 anos, mas ainda pouco conhecida por muitos profissionais eletricistas. O guia da norma é ilustrado, super didático, e está disponível para download, no site www.procobrebrasil.org, ou pode ser solicitado pelo site www.arandanet.com.br.
O fio do chuveiro deve variar a espessura conforme sua potência. Por exemplo: se a potência for de 7 mil watts ou mais, o fio precisa ter 6 mm. Se a potência for menor, o de 4mm é suficiente.
A distância entre o chuveiro e o quadro de força e seu respectivo disjuntor também influenciam na conta: quanto maior a distância, mais espesso o fio tem que ser. Nunca se esqueça de levar essa informação ao departamento técnico da loja onde está comprando. E lembre-se: é obrigatório seguir a norma técnica NBR 5 410.
Você sabe o que é joelho? E curva e cotovelo?
A curva é mais suave e destinada sempre a tubulações elétricas, onde os cabos precisam passar com facilidade. Já os joelhos e cotovelos são mais usados para redes hidráulicas e tem 45 ou 90 graus com vértices bem definidos.
Existem os de pressão- usados para chuveiro, bidê, que trazem o "courinho", uma pecinha de borracha que estrangula o fluxo ao virar a torneira, e também há os de gaveta, que cortam a entrada de água em caso de manutenção e são para uso esporádico.