quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vinícola Concha Y Toro

Um passeio imperdível para quem vai ao Chile é o tour pela Vinícola Concha Y Toro.


Localizada em um sítio na cidade de Pirque, a 27 km de Santiago, a vinícola nasceu das mãos de Don Melchor de Concha y Toro e hoje é controlada pelas famílias Guilisati e Larrain. 

Existem 2 tipos de tours guiados, o Simples, que custa US$ 17 e inclui rolê pela localidade + degustação de 2 vinhos (Casillero del Diabol e Dom Melchor) + 1 taça de cristal para levar para casa + acesso à loja; e o Especial, que custa US$ 38 e conta com experimentação de 4 vinhos Marques da Concha (Merlot, Carmenere, Syrah e Cabernet Sauvignon), com queijos e pães e o acompanhamento do sommelier + o passeio pela vinícola e a taça de cristal.

O tour começa na frente da casa do fundador Melchor, seguindo pelas videiras, onde é possível ver como funciona o sistema de irrigação e também conferir os diferentes tipos de uva utilizadas na produção dos vinhos, de lá, o grupo, sempre acompanhado do guia, segue para os depósitos onde são armazenados os tonéis de vinhos, que para manterem a temperatura ideal precisam de muita tecnologia. Ali no depósito há uma adega de Casillero del Diablo, onde o guia conta a história por trás desse vinho apavorante e é possível visualizar a silhueta de um diabo no fundo da parede.
Por último ficou o melhor do passeio: a degustação, onde todos bebem, relaxam e se divertem mais um pouco.

A dica é almoçar no restaurante da vinícola e depois fazer umas comprinhas na loja, onde é possível encontrar todos os vinhos da Concha y Toro, e por um preço bem mais barato que no Brasil.