quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Run, Forest, Ruuuuuuun

Você é daqueles que deixam tudo pra amanhã e a hora que vê esse amanhã já virou outro ano? Entre suas promessas de ano novo sempre existe um item da lista chamado ACADEMIA? Chega de postergar, é o momento de cair na real. Se você tenta e tenta e tenta, mas nunca vai pra frente a resposta para sua falta de comprometimento é relativamente simples: você não gosta de academia.

Tente praticar esportes ao ar livre. Neste mês vamos falar de alguns que estão ganhando cada vez mais adeptos e você também pode se juntar a eles.

Running
A verdade é que a corrida é o esporte mais democrático que existe. Basta um espaço e bastante disposição. Para muitos, a corrida é uma verdadeira terapia, um momento em que você está só consigo mesmo, ainda que correndo em grupos, pois o tempo todo você está em contato com seu corpo, ouvindo-o, sentindo-o, desfrutando de suas habilidades.  


E não, não é impressão sua; estão surgindo mais e mais corridas, mais e mais maratonas, mais e mais ultramaratonas. O homem está desafiando seus limites e parece estar gostando muito do resultado. Somos nada menos que 4,5 milhões de corredores no país (Ibope).


A corrida traz uma série de benefícios que vão muito além do plano físico, ela ainda bomba a autoestima e o bem estar. Movimente-se agora e...

Emagreça

Em 1 hora de corrida é possível queimar aproximadamente 600 calorias, dependendo do preparo físico de cada praticante. O ideal é correr meia hora mantendo sua frequência cardíaca máxima entre 60 e 80% para acelerar a queima.
  
Ganhe mais disposição
Melhorando o condicionamento físico você logo vai perceber como tarefas corriqueiras, como subir uma escada ou até mesmo dançar na balada ficam bem mais agradáveis por serem menos cansativas.

Viva melhor
Além do controle da hipertensão e diabetes que mencionei acima, a corrida também ajuda a manter outras doenças bem longe, como asma e colesterol alto. Isso acontece porque o coração fica melhor condicionado e depois de algum tempo praticando corrida, o próprio organismo começa a economizar energia em algumas tarefas, facilitando o controle de pressão, colesterol e peso.

Falando especificamente do diabetes, em muitos casos, especialmente o tipo 2, o praticante de corrida pode até suspender o uso de medicamentos, já que essa doença está muitas vezes ligada ao sedentarismo e à gordura corporal.

A corrida também é forte aliada contra a osteoporose, pois o impacto gerado pelo exercício (desde que seguro, de acordo com peso, idade e outros fatores) propicia a calcificação óssea.

Seja mais feliz
A corrida libera endorfina e, se praticada ao ar livre, potencializa a sensação de bem estar provocada pelo exercício aeróbico. Isso espanta a preguiça e risca o desânimo e a monotonia da sua vida.

Alguns praticantes, quando deixam de correr, sentem até abstinência da endorfina. Então já sabe: para preservar o bom humor, endorfina nele.

Supere seus limites
Lá em cima falei sobre autoestima. Acontece porque a corrida é um esporte de superação pessoal, quando o corredor consegue superar seus próprios tempos e distâncias é sinal que toda a disciplina e esforços aplicados para superar a meta valeram a pena. Além disso, quem não se sente muito satisfeito consigo mesmo quando aquele jeans apertado volta a servir?


Faça mais amigos
Quando você conhece e se relaciona com pessoas que tem objetivos parecidos com os seus, você nunca deixará de ter incentivo. Além disso, corredores são esportistas solidários, que se ajudam e não deixam o desânimo tomar conta de você. Aumente seu círculo de amizades correndo.

Gostou da ideia? Vá praticar! 

Dica de playlist para corrida

1- Metallica / Fuel

 
2- Blur / Song 2



3- David Guetta feat. Sia / Titanium



4- Arctic Monkeys- Old Yellow Bricks



5- Sublime / Jailhouse



6- Infected Mushrooms / Becoming Insane



7- Raimundos / Eu quero é ver o oco



8- Will.I.Am / Great Times



9- Rolling Stones / Start me Up



10- Back in Black / AC/DC