quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Slacking

O slackline é uma modalidade de esporte realmente desafiadora. Ele é praticado sobre uma fita esticada na base de duas árvores, pedras ou base de apoio, exigindo muito equilíbrio.

O slack, como é chamado pelos íntimos, é um esporte que demanda trabalho de toda a musculatura
do praticante, promovendo sintonia entre mente, corpo e equilíbrio. Como em todo esporte, os benefícios da prática do slackline vão muito além do físico.

Esse é um exercício que trabalha principalmente os membros inferiores e a região do core. Não há movimentos de impacto, já que a fita é elástica, o que previne lesões e outros tipos de danos. Além disso, o trabalho mental também é muito exigido, pois sem concentração e uma boa dose de equilíbrio ninguém se mantém em pé por muito tempo sobre a fita.

Disciplina é fundamental, assim como a persistência. Não pense que você vai subir no slackline e sair andando ou fazendo altas manobras. A prática requer muito treino e dedicação, é um aprendizado em etapas que vai despertar seu físico e sua mente, provocando seus limites e testando sua paciência e capacidade de superar dificuldades. Um aprendizado que se leva por toda a vida, em vários aspectos.



Para começar a praticar, sugiro que procure um grupo na sua cidade, pode ser perguntando por aí, nas academias, nos parques, na praia ou até mesmo na internet, pelo Facebook, onde vários grupos se conversam e marcam encontros. Como essa modalidade de esporte tá super na moda não vai difícil você encontrar um praticante. A fita não é muito barata, mas pelos benefícios vale muito a pena. Duas marcas estão entre as mais conhecidas, a Gibbon e a Stamm e ambas vendem pelo site.

Entre as vertentes do esporte estão grandes desafios pessoais:

Trickline
 A fita fica esticada a aproximadamente 1,5m do chão, o suficiente para que o praticante realize manobras com alto grau de dificuldade.



Highline
A fita esticada fica suspensa a no mínimo 5m do chão, por isso o High do nome. É uma das modalidades mais difíceis, pois o perigo e a adrenalina caminham junto com o praticante passo a passo sobre a fita.



Longline
É uma variação do highline, com a diferença que nessa categoria, a fita é maior e esticada pode chegar a distâncias que vão de 25 a 50 metros, e quanto mais longa a fita, mais difícil é.


Waterline
De longe a mais divertida. A fita fica ancorada sobre um rio, um pedaço de mar, uma piscina, ou qualquer espaço onde o tombo seja na água.



Acha que é a sua cara? Experimente e mude seu corpo e a forma de encarar desafios.
Para ter uma ideia mais completa de cada vertente, assista o programa Slackline, no canal OFF, todas as quartas, às 19 horas.

Playlist para praticar Slackline:

1- Eminem




2- Careca Camillo / Slackline, trickline mandando ver



3- Charlie Brown Jr / Tamo aí na Atividade



4- NOFX / The Marxist Bros



5- Linkin Park / Numb



6- Pennywise / Time to Burn


7- Sublime / Doin' Time



8- Nirvana / Breed



9- Criolo / Subirusdoistiozin



10- Wiz Kalifa feat. Snoop Dogg / Livin' Young, Wild and Free