Será que é melhor apostar em uma aquecedor à gás ou elétrico?
Essa pergunta não tem uma resposta correta. Tudo depende da região onde você mora, pois o preço desses insumos varia de acordo com a tabela de cada concessionária.
O aquecedor à gás queima combustível fóssil, matéria esgotável, e produz CO2 e fuligem, e exigem duas tubulações independentes, uma só para água quente, além do fornecimento de gás.
O investimento no aquecedor elétrico é mais baixo e, embora possamos dizer que há uma certa responsabilidade ambiental (já que nossas matrizes são movidas à energia hidrelétrica- água = fonte renovável). É de longe o mais utilizado, já que exige menos infra-estrutura para sua instalação.
O aquecedor à energia solar, ainda é, certamente, a opção mais ecologicamente correta.
A atenção recai então sobre a incidência de luz solar na sua residência. Observe se há limitações antes de adquirir o seu, mas se a insolação no local for ideal, aproveite seus banhos com chuveiradas de alta vazão e temperatura.
Para aquecer a água em banheiras, o equipamento mais indicado é o aquecedor à gás de passagem: ele aumenta a temperatura da água conforme ela passa e dá conta de esquentar grande quantidades. Entre as vantagens desse tipo de aquecimento, podemos citar:
- Quando um ponto de consumo é aberto o sistema é acionado
- Acendimento automático
- Ocupa menos espaço
- Alta durabiliidade (de 10 a 15 anos)
- Gasta até 30% menos gás em comparação ao aparelho por acumulação (o consumo depende da distância que o aparelho está do ponto de consumo: quanto maior a distância, maior também o consumo).
Se você já tem um aquecedor elétrico de acumulação (com uma resistência elétrica que aquece a água), aquele que reaquece continuamente a água durante o uso da função hidromassagem da banheira (os outros têm fornecimento de água quente através da ducha), lembre-se que se houver resfriamento da água da banheira, será necessário renovar parte dessa água com água quente para elevar a temperatura média, e isso pode levar um tempo. Nesse caso, talvez seja melhor optar por modelos de hidromassagem que já venham com um aquecedor acoplado. A dica é, antes de comprar, verifique se dá para criar um circuito para alimentar a resistência dela.
Tá certo que o inverno ainda não acabou e esse texto poderia ser propício para fins de agosto, meados de setembro... mas o verão atropelou a primavera e o sol tá rachando lá fora. Aproveite para tomar duchas geladas e revigorar o espírito e o corpo.