sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Esplendores do Vaticano

Uma belíssima e jamais vista exposição abre suas portas em São Paulo a partir de hoje. Estou falando da Mostra Esplendores do Vaticano: Uma jornada através da fé e da arte.

São mais de 200 obras de arte sacra do Vaticano exibidas em originais e repoduções. Reproduções? Sim, cerca de 20% das peças são réplicas, mas muito fiéis aos originais e muito importantes no seu papel, que é preservar os autênticos.

A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano, que afirma que a grande importância da mostra é a oportunidade de se ter um contato mais próximo com a beleza, que nos torna pessoas melhores: "Quando se vê beleza, se vê Deus", diz ele.

Entre as belezas sacras do evento, podemos destacar alguns objetos que não estão entre as peças mais importantes, mas tem um grande significado na exposição, como um grande compasso de ferro do século 16, usado pelo escultor e pintor Michelangelo Buonarroti (1475-1564) para a criação de sua mais célebre obra, a Capela Sistina;



Uma escultura de madeira policromada em forma de anjo, composição atribuída ao ateliê do escultor Bernini (1598-1680);



  
E uma pintura assinada por Guercino (1591-1666), retrato de Cristo com a coroa de espinhos. 




A ideia de fazer uma exposição itinerante veio do falecido Papa João Paulo II, que não somente adquiriu peças em sua história, como financiou a produção de pinturas e esculturas referenciais da arte ocidental. A primeira mostra com conjunto exclusivo do acervo ocorreu 15 anos atrás, em Denver, EUA.

Busto do Santificado Papa Beato João Paulo II



A exposição será dividida em 11 galerias temáticas para melhor compreensão dos visitantes, entre elas, uma inteira dedicada à Michelangelo, que traz como destaque a escultura original da série Pietà, e outra dedicada ao próprio Papa JP II. Outra sala vai exibir a projeção virtual da Capela Sistina (UAU!) e muitos documento e mapas históricos serão exibidos aos brasileiros.






A mostra acontece na Oca, no Parque do Ibirapuera, até 23 de dezembro e os ingressos vão de R$ 44 a R$ 52 (para visitas com horário marcado).