Muita gente é adepta da acupuntura há anos para tratar males e dores que podem ir de enxaquecas a fibromialgia. Essa área da milenar medicina oriental consiste em colocar agulhas em diferentes pontos de pressão, que ao serem estimulados, promovem as capacidades naturais regeneradoras e aprimoram o funcionamento dessa máquina chamada corpo humano.
Normalmente a acupuntura fica restrita ao tratamento de lombalgias, tendinites e outros problemas decorrentes do excesso de exercício físico, mas muitos atletas profissionais também vem fazendo uso dessa técnica para acelerar a recuperação desgastes musculares e prevenir lesões. Também tem gente que usa para controlar melhor a ansiedade e emagrecer.
As agulhas agem nas causas funcionais- inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames localizados nos músculos, então sua principal função é mesmo preventiva. Todos esses pequenos problemas podem se desenvolver para uma grande lesão ou agravar uma já existente.
O método deve ser adaptado para cada esporte e pessoa: o acupunturista deve identificar as áreas que merecem mais atenção e aplicar as agulhas em pontos específicos. Um corredor, por exemplo, tem as dores nas pernas e pés, especialmente nas articulações, o motivo principal de suas queixas.
As agulhadas são bastante benéficas e além de relaxarem a musculatura, facilitarem a circulação sanguínea, e controlarem processos inflamatórios, ainda provocam uma sensação deliciosa de bem estar por promoverem a liberação de endorfina. E pensando na filosofia chinesa, colocam o Yin e o Yang em equilíbrio ao manter o fluxo de energia constante.
Originali recomenda: faça acupuntura semanalmente.